quarta-feira, 14 de maio de 2008

Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia

A propósito da tentativa de criação de um Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, várias associações (nacionais e internationais) têm estado a promover algumas iniciativas.
O dia proposto é 17 de Maio mas o PS (relembro os mais distraídos que este partido tem maioria parlamentar, portanto, basicamente pode decidir tudo sozinho sem ter de chegar a grandes consensos com os outros) tenciona, naturalmente, adiar a conversa para a próxima legislatura. (Quem votar neles leva um carolo!)
Para saberem o porquê da criação deste dia, clicar aqui. Se vos parecer bem, adicionem o vosso nome à petição que já conta com pelo menos 23322 assinaturas, aqui.
Em dezenas de países a homossexualidade (não só a homossexualidade, mas também a transexualidade e outras sexualidades que são tidas como incomuns ou desviantes)continua a ser penalizada das mais diversas formas, entre elas com a pena de morte. Há que diferenciar quando essas penalizações são instituidas formalmente por um governo ou quando elas ocorrem como crimes isolados, por parte de um ou mais cidadãos que matam por ódio. Em Portugal isto existe. Repare-se nos casos de crimes recentes. Gisberta e Luna ficaram tristemente conhecidas por terem sido assassinadas em alturas diferentes mas, possivelmente, pelos mesmos motivos (o caso Luna não ficou clarificado como o anterior) e é bom recordar que os "jovens", assassinos confessos de Gisberta não estão a ser tratados como criminosos, mas como jovens delinquentes.
Deixo o calendário de iniciativas a decorrer este ano, em Portugal:

14 Maio | Aveiro | 21h15 | Bar do Hotel Moliceiro
Tertúlia sobre Homofobia
Organização: Grupo de Aveiro da Amnistia Internacional
Entrada livre

16 Maio | Loures | 10h |Câmara Municipal de Loures
Conferência "Artigo 13º": intervenção de Paulo Côrte-Real (Associação ILGA Portugal) na Mesa 3 - (Des)igualdades de Oportunidades
Organização: Câmara Municipal de Loures
Entrada livre

16 Maio | Porto | 21h |Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Ciclo de Cinema Feminista: exibição do filme "Amor no Feminino" comentado por Luísa Corvo (Associação ILGA Portugal) e Miguel Vale de Almeida
Organização: UMAR

17 Maio | Fórum Lisboa | 16h
Debate "Mulheres que amam mulheres: Género, Orientação Sexual e discriminação"
(precedido de excertos do filme "Amor no Feminino")
Organização: Associação ILGA Portugal e Associação para o Planeamento da Família (APF)
Moderação: Fátima Palma (APF)
Intervenções:
- Luísa Corvo (Associação ILGA Portugal)
- Dinamene de Freitas
- Margarida Lima Rego
- Elza Pais (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)
Entrada livre


(Programa e imagem sorrateiramente gamados do site da Ilga-Portugal)

Outros eventos


- Canais TVCine: ciclo de cinema queer de 12 a 18 de Maio

- Ciclo de Cinema "Direitos Humanos" do Grupo de Aveiro da Amnistia Internacional:
exibição do filme Brokeback Mountain no Mercado Negro, 16 de Maio, às 22h (entrada livre).

- Campanha escolar de sensibilização sobre a discriminação em função da orientação sexual organizada por alun@s do 12ºAno na Escola Secundária de Monserrate em Viana do Castelo; 16 de Maio

Encontro - dia 17 de Maio de 2008 - 15h00 - Tema: Identidade Sexual. Dinamizado por Gabriela Moita e organizado pelo LES - Grupo de Discussão sobre Questões Lésbicas. Local: Rua do Paraíso, 250 - Porto (a estação de metro Faria de Guimarães fica muito perto do local do encontro).
Para mais informações sugiro uma visita ao site da Ilga-Portugal.

Condessa X

P.S. - Assinalo, com pena, o Alentejo e o Algarve estarem longe (em todos os sentidos) da maior parte das iniciativas LGBT que se têm anunciado um pouco por todo o país.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pelo comentario... Vamos ver o q rola pelo elevador essa semana.
;)

Saudacoes Inglesas...
:)

ISIDRO SOUSA disse...

Oi minha krida, já estou a ver kem és. Sim, claro. Boémio (já lá não vou há séculos!!!), Prides, Marchas, Trumps, etc, etc… estou a recordar algumas fotos em que posaste comigo naquelas festas da espuma. Temos de combinar um cafezito para pormos a conversa em dia!!! Eu continuo lá pelas estefanias (sabes a que me refiro), se andares por lá apita-me para o móvel (o numero mantem-se). Quanto ao teu Bikini, claro que não podia deixar de o linkar, é interessante! Na nova revista criei um novo espaço com referencia a uma dezena de blogues… depois dá uma vista de olhos. Até lá, temos encontro marcado por aqui, na blogaysfera. Se preferires, manda email.

Beijocas.
Isi.

www.templo-do-prazer.blogspot.com
www.sem-tabbus.blogspot.com

x-pressiongirl disse...

Ascensorista, a sua história promete, girl. Aqui deste lado do atlântico há mais meninas a acompanhar a novela. Boas escritas!
Isidro, mais uma vez obrigada. ;-)Estamos tod@s ansios@s pela saída da revista. Bom trabalho! Devo confessar que também estou ansiosa pela chegada das festas de espuma. A partir de agora é por e-mail, darling, que @s visitantes não têm de gramar com estes comentários off. ;-)