Um alfarrabista encontrou casualmente numerosas cartas escritas por mulheres que manifestavam (umas de forma mais calorosa e consciente do que outras) o seu apoio ao regime. Veio depois a descobrir-se que as cartas terão sido escritas na sequência de uma campanha que pretendia enaltecer Salazar numa altura em que o regime se via em dificuldades perante o crescente apoio popular ao general Humberto Delgado.
Estas cartas são, portanto, resultado de uma campanha inciada por um movimento de apoio à ditadura (até hoje ainda não foi encontrado o documento que apelava a esta mobilização) que terá incentivado a população feminina a exprimir-se favoravelmente.
Inês de Medeiros consegue reunir neste documentário algumas das pessoas que as escreveram e que, sem medo de dar a cara, testemunham, na primeira pessoa, sobre o que as levou a escrever.
Tendo corrido já alguns festivais e mostras de cinema (tanto em Portugal como fora) este filme foi distinguido no DocLisboa 2006. Em 2007 recebeu o prémio do público na categoria de melhor média-metragem na 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Como não poderia deixar de ser, o filme será exibido (pelo menos por agora) numa sala da capital. Esperemos que a receptividade no circuito comercial seja tão boa como tem sido nos festivais, é que o país não é só Lisboa.
Actualmente em exibição no
Cinema Londres (Castello Lopes) às 14h, 16h, 18h, 20h, 22h
x-pressiongirl
1 comentário:
Um filme muito interessante, pena só estar em exibição em lisboa..
Enviar um comentário