quinta-feira, 8 de maio de 2008

Cartas a uma ditadura - filme de Inês de Medeiros estreia hoje

Estreia hoje (no circuito comercial porque o documentário data de 2006 e já correu alguns festivais), no cinema Londres, o documentário de Inês de Medeiros (as irmãs Medeiros não são fabulosas?) "Cartas a uma ditadura".



Um alfarrabista encontrou casualmente numerosas cartas escritas por mulheres que manifestavam (umas de forma mais calorosa e consciente do que outras) o seu apoio ao regime. Veio depois a descobrir-se que as cartas terão sido escritas na sequência de uma campanha que pretendia enaltecer Salazar numa altura em que o regime se via em dificuldades perante o crescente apoio popular ao general Humberto Delgado.

Estas cartas são, portanto, resultado de uma campanha inciada por um movimento de apoio à ditadura (até hoje ainda não foi encontrado o documento que apelava a esta mobilização) que terá incentivado a população feminina a exprimir-se favoravelmente.

Inês de Medeiros consegue reunir neste documentário algumas das pessoas que as escreveram e que, sem medo de dar a cara, testemunham, na primeira pessoa, sobre o que as levou a escrever.

Tendo corrido já alguns festivais e mostras de cinema (tanto em Portugal como fora) este filme foi distinguido no DocLisboa 2006. Em 2007 recebeu o prémio do público na categoria de melhor média-metragem na 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Como não poderia deixar de ser, o filme será exibido (pelo menos por agora) numa sala da capital. Esperemos que a receptividade no circuito comercial seja tão boa como tem sido nos festivais, é que o país não é só Lisboa.

Actualmente em exibição no

Cinema Londres (Castello Lopes) às 14h, 16h, 18h, 20h, 22h

x-pressiongirl

1 comentário:

Anónimo disse...

Um filme muito interessante, pena só estar em exibição em lisboa..