quinta-feira, 31 de julho de 2008

Abrigo - filme a não perder

Sugeriram-me um filme belíssimo que quase passa ao lado de quem está cansado de ver o mesmo tipo de filmes nas grelhas de programação.
Abrigo (Riparo) é o mais novo filme de um recente cineasta italiano, Marco Puccioni. Vários motivos há para que este filme não se perca no meio da programação mainstream: Tem sido premiado um pouco por todos os festivais por onde tem passado; Maria de Medeiros (já aqui se tinha falado da outra irmã Medeiros) abrilhanta qualquer filme em que participa; Antonia Liskova é belíssima; o filme aborda a homossexualidade e a problemática da imigração ilegal.


Sinopse roubada daqui: Anna (Maria de Medeiros) e Mara (Antonia Liskova) têm uma relação amorosa e vivem juntas. Anna é uma das proprietárias da fábrica onde Mara trabalha. No regresso de umas férias na Tunísia, descobrem que trouxeram um passageiro incógnito. É assim que Anis (Mounir Ouadi), o rapaz magrebino em busca de uma vida melhor no mundo ocidental, irrompe na vida das duas mulheres. Anis é acolhido por elas, em parte devido ao desejo secreto de Anna de ter um filho. Mas Mara não confia nele e a reprovação da mãe de Anna e o desprezo do pai de Mara, mesmo no leito da morte, vão destabilizar ainda mais a situação.

Os trailers





Condessa X

P.S. - Estive a pesquisar e, em Lisboa, apenas encontrei este filme no Corte Inglês, no horário das 20h. Uma das coisas que o Movimento Cidadania LX tem criticado é precisamente o abandono e consequente fecho de salas pequenas onde são exibidos filmes de cariz menos comercial. Venham os festivais de cinema, para ver se ao menos conservamos os dedos, já que os anéis estão mesmo com os $enhore$.

3 comentários:

Anónimo disse...

Oi Condessa. Tudo bem?
Quanto tempo, não? Adorei o filme, mas pena que não está disponível aqui no Brasil. No entanto, gostaria de colocar a resenha dele na lista de filmes lésbicos do meu blog. Posso? Conheço muito pouco sobre o cinema português, mas sou fã fervorosa de Maria de Medeiros. Ela é A Atriz, não?
E você? Tudo certinho?
Um super beijo de terra brasilis!
P.S. Estou participando de todas as enquetes. E sou a favor de brinquedinhos. Sempre!

Anónimo disse...

boa tarde!
já ouvi falar neste filme, mas não tive oportunidade de ver.
bem, as férias devem resolver o problema.
bom fim-de-semana!
bjs

Condessa X disse...

Hey Kriz, como estás? ;-) Por acaso é um filme giro e, obviamente podes roubar o que quiseres aqui do sembikini, é para isso que os blogues servem. No entanto, áo introduzir este filme na secção de filmes lésbicos não sei se não estarás a induzir em erro as tuas visitantes já que ele é bem mais do que isso e se estão á espera de grandes cenas de sexo... vai ter muito que esperar. ;-) Maria de Medeiros é muita coisa, é cineasta e recentemente também começou a cantar ( e é óptima). Ainda bem que tem participado nas enquetes, é que a x-pression agora inventou um sistema de choquinhos eléctricos para quem não participar nas votações. ;-)
estrelaminha, é um bom filme, tem de vê-lo, se não conseguir ir agoira pode sempre esperar que saia em dvd, ou então vê-lo através do youtube (sagrada internet). Boas férias, estrelaminha! ;-)