segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Hey barbie, play with me!

O tema da semana é polémico (tal como o beijo das outras): Barbies!
A barbie é mais do que uma boneca famosa, é um ícone. Já li bastantes críticas infundadas sobre a boneca que dizem que rebaixa as mulheres que não têm aquelas medidas nem aquelas formas.
Brincar às barbies é estudar os papéis sociais. O que é que eu quero ser, o que é que eu quero ter? A criança projecta na barbie aquilo que quer para si, tal como a sua própria mãe projecta na criança aquilo que queria para ela mesma. A barbie tem um carro, uma casa, tem amigas, colecciona namorados e tem empregos como hobbie. Não era o que todas queríamos?
Um dia a mãe disse-lhe: "Filha, tu não podes viver só dos teus hobbies. Tens de tirar um curso e casar-te com o Ken".
E repare-se que o discurso não é o mesmo quando se fala com um pequeno rapaz. Ao rapaz é-lhe dito que deve agir como um homem, ser um homem. À rapariga é-lhe dito que para ser uma verdadeira mulher tem de TER um homem.
O que aconteceu com a rapariguinha depois? A rapariguinha estava a ver um anúncio na televisão e foi aquela frase daquele anúncio que lhe despertou: "Para quê algodão quando posso ter seda?" Então a pequena rapariga percebeu que o Ken não tinha graça nenhuma e começou a trocá-lo por outras barbies.



Recolhi algumas memórias sobre a Barbie:

"Tenho bem presentes as memórias das minhas Barbies. Recordo-me que ainda novinha adorava despi-las e pô-las aos beijos umas com as outras. Acabavam sempre por trair os Kenes"

"Eu em miúda nunca me apercebi do meu gosto pelas "barbies", foi bastante mais tarde"

"Acho-a sexy mas ja nao tenho nenhuma. Gostava imenso das pernas delas"

"Lembro-me de pôr duas barbies aos beijos, vê-las juntar as bocas e pensar 'isto deve ser magnífico' "

O cromossoma XX andou a preparar uma sessão fotográfica com barbies lésbicas. Será bikinado em breve. Por enquanto terão de se contentar com este pequeno Lesbian-Barbie-Kamasutra-mini-video que consegui roubar.



Condessa X

P.S. - Lanço o desafio a quem quiser enviar vídeos ou fotos de uma mini-história com barbies (apenas das de brincar, ok?) para sembikini@gmail.com . Rezem para que nunca façam dinheiro com esta história das barbies senão a Mattel corre para o tribunal.

2 comentários:

B' disse...

. . .

Eu lembro-me de em pequena tambem por as Barbies juntas, mas nessa altura pensava que isso era 'bué' errado --'

Mas continuava.

Beijinho*

Condessa X disse...

Pois é, o tal sentimento de que aquilo que estavamos a fazer poderia ser errado aos olhos da nossa mãe, caso ela entrasse no quarto. Também senti isso, sim.
Infelizmente ainda não tive tempo de trabalhar e editar o pequeno vídeo que fizemos com as nossas barbies. Foi uma manhã muito louca que desejo repetir porque já tinha saudades de brincar.
Estava à espera que alguma alma caridosa se antecipasse mas já vi que não deve haver muita gente a brincar às barbies.
Melhor do que brincar com essas barbies só mesmo com aquelas do nosso tamanho. ;-)