terça-feira, 14 de abril de 2009

L word: final/dispersão

glorybogz teve a gentileza de brindar o sembikini com uma reflexão sobre o final de L Word. Todo o post que se segue é da sua inteira responsabilidade.

L Word, uma série americana do conhecimento de muitos, decidiu terminar na sua sexta temporada mas, será que terminou mesmo?
Podemos começar por rever a série que se baseia num grupo de amigas, maioritariamente lésbicas, que vivem em Los Angeles na Califórnia.
Ao longo de cinco anos partilharam com o público os seus problemas, as suas alegrias e conquistas e assim abriram-nos as suas ‘vidas’.
Ao longo das seis seasons podemos ver as personagens a crescer, a modificarem-se, a amadurecer ou simplesmente a perderem-se.
Na minha opinião, a série desempenhou um papel importante pois deu a conhecer um pouco mais do estilo/modo de vida e problemas que os homossexuais têm embora, muitas vezes, de um modo exagerado.
Apesar da série ter um papel importante na ‘divulgação’ da comunidade gay, nem sempre a favorece, nem sempre toca nos pontos reais… Posso começar com o exemplo de todas as amigas serem duma classe alta, terem empregos bem posicionados, terem acesso a todas as festas… Obviamente isto pode acontecer mas, no geral não caracteriza a maioria da comunidade gay que se preza pela normalidade das pessoas que dessa mesma comunidade fazem parte...a série podia oferecer maior realismo nesse campo ou pelo menos tentar realçar a maioria.
L Word tocou em pontos interessantes tais como o chamado ‘sair do armário’, o assumir-se aos pais, a luta entre a bissexualidade e a homossexualidade, a procura do amor, o medo do compromisso, as traições, as tentativas de adopção, a discriminação…etc.
Considero que a série foi crescendo e o público foi assistindo a esse amadurecimento, a esse crescimento, com um pequeno orgulho por representar as ‘nossas’ vidas… Mas, até que ponto é que a série continua a ser o orgulho da sua criadora, Ilene Chaiken, e passa a ser apenas algo com o qual a mesma senhora tira o seu rendimento?
Obviamente que quase todas as séries passam por altos e baixos mas, nunca devem terminar em baixo e, na minha opinião, o L Word acabou da pior forma possível… Devo dizer que, quando assisti ao último episódio, só reparei que já tinha acabado quando o Windows Media Player parou pois, ao longo de todo o episódio, a história tinha continuidade em vez de lhe tentarem pôr um ponto final… ir encerrando assuntos. O mistério de toda a season seis fica por resolver empatando depois o seu público com publicações semanais na Internet dos interrogatórios feitos pela polícia… Com que objectivo se a série já terminou? Sinceramente a última season parece que foi mais algo feito para ‘tapar algum buraco’…algo feito sem história e sem o tão falado carinho pela série.
À medida que as seasons aumentam de número, a exigência do público normalmente aumenta também e falando por mim, não retirei quase nada de interessante desta última season e muito menos do último episódio. Será que valeu a pena fazerem uma season seis se nada de conclusivo se retirou?



Numa entrevista, Ilene justifica-se perante os assuntos por resolver neste final…inacabado.

Southern Voice

Blade: Why did you leave so many unresolved plotlines - Jenny's death, the situation with Max's baby, Helena and Dylan's relationship?

IC: Those are not unresolved plotlines. I was not interested in wrapping up the show neatly and tidily. I wanted to end with a sense that life goes on. It would have been much more false to have resolved everything, to conveniently have Max have his baby before the series ended. This is just a day in the life, and life goes on. Who knows if we'll revisit [these characters] in fiction or reinvent them on TV or in a movie, hopefully we will. I simply thought that the appropriate thing to do was to tell a story that had some satisfying conclusions and said many of the things we wanted to say, but not [where the stories were ended].

Para ler a entrevista na íntegra é aqui.

glorybogz

2 comentários:

SaraChuva disse...

A série a meu ver perdeu muita qualidade na temporada 5. Deixei de me identificar com o estili de vida e também não gostei que algumas personagens estagnassem ou até mesmo regredissem.
A temporada 6 parece escrita por outra pessoa, e dá uma sensação de não saber mais o que fazer ou dizer. o único ponto positivo é ter satisfeito as fãs voltando a juntar o casal Bette & Tina, de resto pouco se aproveita.

Foi muito marcante e teve o seu papel de facto. Mas venha outra, com os valores e realismo das temporadas 1 e 2 do L-word.

:)

Glory Bogz disse...

Concordo contigo Sara! A season 6 parece mesmo ter sido escrita por alguem totalmente novo...foi completamente diferente e não me surpreendeu pela positiva!
glorybogz