domingo, 20 de junho de 2010

Imagens da Marcha LGBT Lisboa 2010

Conquistado o direito ao casamento civil, a comunidade LGBT deve agora focar-se noutros aspectos importantes da cidadania. Faltam ainda, como referiu Salomé Coelho, da UMAR, "(...) a resolução de questões como a parentalidade, e aí falamos da adopção e da Procriação Medicamente Assistida, ou de legislação para as pessoas transgénero”.
Importante notar que o único partido que vi lá formalmente representado, mais uma vez, foi o Bloco de Esquerda. É bom saber quem realmente vai à luta.
Amei os chupas que o restaurante Orange gentilmente distribuiu pelos marchantes. As garrafinhas de água alusivas à marcha e as mensagens de papel, lançadas do cimo do elevador, foram supresas já repetidas de anos anteriores, mas que têm sido muito bem conseguidas.
Apesar de ter tido a sensação de estarmos em menos número do que no ano passado, várias fontes indicam terem estado na marcha umas cinco mil pessoas. Podiamos e deviamos ter sido muitos mais, mas ainda há muita malta por aí que não compreende o porquê de se fazer uma marcha LGBT. É esta retrógada mania de se achar que a festa se faz só no Arraial.
A poucas ruas dali, estava o corpo de Saramago, uma das personalidades mais engajadas com todo o tipo de causas que contribuissem para uma sociedade mais justa, entre elas, a causa LGBT. É bom relembrar que ele foi um dos primeiros subscritores do Movimento Pela Igualdade (vulgo, MPI), movimento habilmente "morto à nascença" por bandalhada que não aceita dividir protagonismos com movimentos mais independentes. Um dia eu publico os vossos nomes que eu não vou de férias tão cedo.
















































Condessa X

P.S. - À semelhança do que sucedeu no ano passado, o Arraial Pride decorrerá na semana seguinte, Sábado dia 26, às 14h, desta vez no Terreiro do Paço.

sábado, 19 de junho de 2010

A vontade de Saramago

"O pior de se estar morto é que se fica à mercê dos vivos, dos donos dos mortos".
Helder Macedo

Não vi ainda ninguém escrever sobre isto, mas tem-me feito imensa impressão a forma como os me(r)d(i)a têm tratado a situação. Ontem, todos os jornais espanhóis online que li diziam que as cinzas de Saramago seriam repartidas entre Azinhaga do Ribatejo e Lanzarote. Os jornais portugueses mencionavam que o escritor vinha para Portugal, e até houve quem, além de Mário Soares, sugerisse sepultar Saramago no Panteão Nacional. Cabe na cabeça de alguém que o homem deva ser sepultado em três sítios diferentes? Têm os nossos (des)governantes, que regra geral, não gostavam da visão política e humanista do escritor, alguma coisa de opinar sobre onde ele deverá ou não ser sepultado? Não caberá, porventura, à família (neste caso, à esposa) decidir isso? Não mencionara já Saramago que queria ser sepultado em Lanzarote, no jardim de sua casa, por baixo de uma pedra?


Ainda ontem José Sucena, assessor da Fundação Saramago veio dizer que afinal o escritor havia mudado de ideias recentemente e que afinal queria ficar só em Portugal. Disse ainda que por motivos particulares não podia adiantar o porquê de Saramago ter mudado de ideias e decidir, à última da hora, ficar em Portugal. Acrescentou também que Saramago lhe havia dito que só não deveria ser sepultado em Portugal caso Pilar, sua esposa, mudasse de ideias durante a viagem de avião. What? Não vos soa estranho tudo isto? Então Saramago consentia não ficar mais em Portugal, desde que a sua esposa se manifestasse contra isso quando o avião já estivesse a aterrar em solo português? E não poderia ela manifestar essa vontade em qualquer outro momento? Mas entretanto os me(r)d(i)a mudaram de discurso. Afinal as cinzas já são para repartir entre Lanzarote e Azinhaga.
Acrescente-se que a viúva do escritor ainda não se pronunciou sobre nada disto e nem quero imaginar a pressão que deve andar a sofrer com toda esta história.
Noto que os jornalistas parecem andar a forçar a opinião pública para que o escritor fique em Portugal. A tonta da jornalista faz perguntas do tipo "Apesar de todas as polémicas e da ida para a ilha de Lanzarote, até que ponto interpreta ou como é que interpreta o facto de José Saramago querer voltar para Portugal e deixar expressa essa vontade e de hoje se saber que a Fundação José Saramago indica que o escritor quererá mesmo que as suas cinzas fiquem mesmo em Portugal?" A "jornalista" realça as polémicas, a provocação do escritor, os ataques à igreja católica, as violações das regras de gramática, de cada vez que vai entrevistar alguém.

Breve resumo da novela:

Dia 18 às 18h - O corpo de Saramago vai ser cremado em Lanzarote, mas as cerimónias fúnebres vão realizar-se em Portugal. As cinzas do escritor retornarão a Lanzarote, como era seu desejo.

Dia 19 às 8:32 - Será cremado no cemitério Alto S. João, parte das cinzas ficarão na terra natal (Azinhaga do Ribatejo), e as restantes regressam a Lanzarote (Lanzarote declara 3 dias de Luto). Na parte final do video a entrevista ao escritor, em que ele manifesta vontade de ser sepultado no seu jardim em Lanzarote, debaixo de uma pedra.

Dia 19 as 12:52 - As cinzas serão entregues a Pilar del Rio. Saramago queria que pelo menos parte das cinzas ficassem em Lanzarote. Decretados dois dias de Luto Nacional, em Portugal.

Dia 19 - 13:17 - Vai ser cremado no Alto de S. João. As cinzas vão ficar repartidas entre Espanha e Portugal. A "jornalista" pergunta à jornalista da TVE se acha que a homenagem é justa dado a hostilidade que havia entre Saramago e Portugal. Pergunta ainda à outra jonalista: "Em algum momento, ontem, os espanhóis pensaram ontem que Saramago pudesse, por vontade própria, querer ficar em Espanha?" Depois justifica-se para as câmaras "Por vontade expressa, a Fundação Saramago transmitiu-nos que Pilar del Rio já fez saber que Saramago queria, por vontade própria, ficar em Portugal. Ou seja, as suas cinzas não vão ser divididas entre a casa de Lanzarote e Azinhaga do Ribatejo. Todos os seus restos mortais vão ficar em Portugal(...)"

Dia 19 - 14:07 - Entrevista uma cunhada de Saramago que garante que as cinzas seriam repartidas entre Lanzarote e Azinhaga. "As irmãs de Pilar a insistirem que ainda ontem a irmã, mulher se Saramago lhes confidenciava que afinal as cinzas do escritor português iriam ser divididas entre Lanzarote e Portugal. Não é de todo essa a informação que temos neste momento. José Sucena disse-nos há pouco que enquanto Pilar não tivesse mudado de ideias, a vontade expressa do escritor, nos últimos momentos de vida, era de ficar em território português apenas, mas a família insiste em dizer que afinal assim nao é(...)".

Dia 19 - 14:27 - A jornalista diz que "(...)O momento que traz o Nobel português de Literatura que decidiu viver em Espanha, mas que nos últimos momentos de vida deixou claro à mulher, Pilar, que era em Portugal que queria ficar. E é este o momento em que o carro funerário traz José Saramago, de volta ao país. Ao país do qual se ausentou dizendo que, forçadamente, por ter sido mal tratado pelos governantes que nunca o compreenderam.(...) De tudo aquilo que se passou na vida de José Saramago, de toda a hostilidade que foi sendo crescente entre ele e o país, fica contente por ver José saramago regressar ao seu país agora, na hora da morte?"

Dia 19 - 20:17 - Ao início da noite a jornalista já fala em polémica em torno do local exacto onde ficará Saramago.

Quem provoca estas situações não tem vergonha na cara?

Condessa X

P.S. - Dou docinhos a quem adivinhar de onde é que vem esta "jornalista".

Marcha LGBT 2010 - É já esta tarde, vamos lá!

Para quem ainda se questiona sobre o porquê de se celebrar uma marcha LGBT e um arraial, vale a pena ler o texto que x-pressiongirl deixou de herança.



Até logo!

Condessa X

P.S. - A marcha terá início às 17h a partir do Jardim do Príncipe Real.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Adeus, Saramago

A Humanidade ficou deveras mais pobre. O escritor, pensador e activista fez aquela viagem. Deixo-vos com o mesmo vídeo que deixei há cerca de um ano, em que ele fala sobre o défice de democracia nas nossas sociedades:



Condessa X

P.S. - Não percebo por que é que o (des)governo português vai trazer o corpo de Lanzarote. Não preferiria ele ser supultado lá, fincando mais próximo de Pilar?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

De volta aos bikinis

Niterói é a "Margem Sul" do Rio de Janeiro. São cerca de 13km que separam/juntam as duas cidades. Soube que tinha parentes lá, obra de um dos meus bisavôs, e aproveitei para fazer umas deliciosas "férias" desta claustrofobia lisboeta.




Assumo que os dias de praia deixavam-me nostálgica deste sembikini e, como soube que o Verão vinha para o hemisfério Norte, achei que era boa ideia vir atrás dele. Trouxe na bagagem um presentinho para @s visitantes que ainda acreditavam que continuaria a fazer bikinis.
Lá, o acordo ortográfico está a ter uma aplicação bem mais rápida do que aqui, por isso vou começar a praticar as novas regras aqui, como já havia dito no post inaugural.
O presente que vos deixo é um joguinho básico e o download do Guia da Reforma Ortográfica. Está feito na perspectiva do português do Brasil, mas ajuda a perceber algumas alterações como a hifenização e a acentuação.

Condessa X

P.S. - A x-pressiongirl anda mais concentrada noutras coisas, por isso deixei-a ficar lá, do outro lado da ponte, até mudar de opinião relativamente ao Acordo Ortográfico.