quarta-feira, 3 de junho de 2009

Criada a primeira associação de polícias homossexuais em Portugal

Tendo tido o seu primeiro encontro formal no passado dia 30, no Porto, surge formalmente a IXY, primeira associação que pretende informar e defender os direitos dos polícias gays e lésbicas em Portugal que já começou a recolher as primeiras denúncias não só da PSP, como de profissionais de outras forças como a GNR e o Exército, através do e-mail sup.ixy@sup.pt .
A iniciativa partiu do Sindicato Unificado da Polícia, para combater a discriminação homofóbica entre polícias e de polícias para cidadãos. O Sindicato exige também a alteração dos estatutos da PSP para garantir a não discriminação em função da orientação sexual.

Para ler a notícia no JN é aqui.
O Esquerda.net transcreve a posição do Presidente do SPP, um outro sindicato da PSP:
"Não me parece que na PSP exista [homossexualidade]. É um mundo muito masculino. Desconheço completamente". Já Paulo Rodrigues, da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, acredita que é altura para assumir que há homossexualidade nesta força. "É a primeira vez que se fala neste assunto. Mas é uma realidade. Ninguém quererá voltar ao passado, quando essas pessoas eram enxovalhadas" frisou, em declarações ao JN.

Bonito era vê-los a desfilar fardados no dia 20, na próxima marcha LGBT. Se não quisessem vir a pé podiam vir nos novos carros eléctricos da polícia ou nas Trotinetes.

De presentinho, um vídeo de George Michael em homenagem aos polícias gays.



Condessa X

4 comentários:

Citadina disse...

Grande Associação, bela sugestão para o Pride e grande vídeo, sempre fantástico rever! ;)

Condessa X disse...

É de facto uma boa notícia e torço para que produza os efeitos necessários. Quanto ao desfilarem fardados de trotinete, pode ter graça mas não crio que possam desfilar fardados numa manifestação que não esteja directamente ligada à luta da polícia. De qualquer modo as manifestações costumam ser sempre escoltadas. ;-)

Anónimo disse...

Esta noticia ate parece coisas lá de paises mais desenvolvidos, sorprendente mesmo!!!
sandraAmbar

Condessa X disse...

Boa tarde sandra, é de facto, uma boa notícia não só para polícias mas para as pessoas que se preocupam com o bom senso que os polícias devem ter relativamente à forma como exercem o poder sobre as pessoas que supostamente têm de defender. Infelizmente não são só os homossexuais que são discriminados.