sábado, 13 de junho de 2009

Ana Zanatti (re) assume-se?

Pensava, tal como muitas outras pessoas que Ana Zanatti já se assumira como lésbica há muito tempo. Basta visitar outros blogues ou entrevistas antigas para se perceber que se Ana Zanatti ainda não o tinha feito claramente, isso estava muito bem subentendido.
É com entusiasmo que leio as notícias que tiveram origem na entrevista da Visão, e que esta semana vieram novamente a Público em diversos jornais.
Na apresentação do MPI



Ana Zanatti falou, tal como a maior parte das figuras públicas ali presentes na 3ª pessoa, sendo que a determinado momento terá falado na 1ª pessoa sem que a maior parte dos presentes tivesse dado conta, tal era a ideia de que ela já se teria assumido anteriormente.
De realçar que os próprios livros que escreveu são livros orientados para a temática LGBT e dedicados a uma pessoa especial, uma mulher.
Segundo o Público, Ana Zanatti terá dito em determinado momento qualquer coisa como:

«Estou a reclamar os meus direitos como cidadã que quer ou não casar», e que a incomodava «perder direitos por ser uma minoria».



No final do ano passado também Manuel Luis Goucha se assumiu. Acho óptimo que mais figuras públicas saiam dos ecrãs por iniciativa própria, sem que se sintam pressionados a fazê-lo, pois tantos os hetero como os homossexuais têm todo o direito de não querer falar da sua vida privada.

Condessa X


P.S. - As imagens foram gentilmente cedidas por glorybogz.

2 comentários:

Lilith disse...

Olá,
acho muito bem que a Ana Zanatti se tenha assumido publicamente, oficialmente, ainda mais porque foi um acto inserido num contexto politivo que tem que ver coma mudança na lei.
Porque não dar um passeio ao meu blog? Tenho excerto de uma prosa de ficção que escrevi, e que gostaria muito de editar. Porque não deixar um comentário crítico?
Estão todas convidadas, sejam bem vindas.

Condessa X disse...

Sim, concordo que foi bom tê-lo feito. Na verdade fiquei a pensar "tanto alarido porquê? AZ não se tinha assumido já?"
Muito obrigada pela partilha Lilith;-)