terça-feira, 29 de abril de 2008

Sem Bikini

pensei inicialmente em criar um blog porque achei que seria bom praticar a escrita agora que o novo acordo ortográfico está em aceso debate. Depois mudei de ideias. Os linguístas e os políticos que se entendam primeiro.
O blog era para se chamar "brassières flottants" (soutiens flutuantes), numa alusão à história das feministas que teriam queimado os seus soutiens nos anos 60 (eu não estava lá para confirmar se realmente os terão queimado) e também porque as lésbicas gostam de despir soutiens. Este blog pretende ser um antro de ensaios, divagações e reflexões lesbo-feministas.
Desisti do nome inicial porque além de ser um nome estrangeiro é, também, um pouco extenso.
Optei por bikini, um nome universal e ligado ao universo feminino, mas parece que houve uma saloia qualquer que me roubou a ideia. Não faz mal, acabei por ter uma ideia melhor e inserir a palavra "sem" (olhem que palavra tão portuguesa!) antes de bikini. Melhor ainda que top less.

Condessa X







4 comentários:

Anónimo disse...

parabéns pelos inexistentes bikinis.
voltarei, claro. e linko lá no tangas.

só uma correção: a queima dos soutiãs foi nos anos 70, pós-25 de Abril, no Parque Eduardo VII, com a presença de muitas feministas portuguesas, entre as quais a Maria Teresa Horta, umas das 'três marias' - co-autora das 'Novas Cartas Portuguesas', livro escrito a três mãos e proibido pela censura do antigo regismes.

A 'queima' foi apupada por muito boa gente, nomeadamente figuras públicas que hoje se 'fazem' muito defensoras das liberdades do sexo fraco. Não vou nomear...

Condessa X disse...

Hey tangas, obrigada pelo simpático comentário e por considerar este blog merecedor de figurar entre os links do "tangas".
De facto quando escrevi anos 60 fi-lo conscientemente já que me quis referir ao acontecimento americano da suposta queima de soutiens. De qualquer modo obrigada pela observação, é sempre bom relembrar que também aconteceu qualquer coisa de interessante por cá. E apesar de alguma controvérsia parece que também não houve soutiens queimados. ;-)
É interessante a referência que faz às 3 Marias e às NCP. Pouco se ouve falar delas, infelizmente.
Cordiais saudações,

Condessa X

Anónimo disse...

Parabens! Finalmente um blog interessante para ler! Já pus nos meus favoritos! Um beijo

Condessa X disse...

Obrigada pela mensagem de apreço, sueca. ;-) Encontramo-nos, mais uma vez, no proximo chá das 5. ;-)
Um abraço!