quarta-feira, 30 de abril de 2008

Tanque das Conversas Feministas

A UMAR, em parceria com o Chapitô, organizou na 4ªf, dia 23 de Abril o 2º debate, inserido nas comemorações dos 80 anos do último congresso feminista realizado em Portugal e que culminará num mega-congresso entre os dias 26 e 28 de Junho (a realizar-se na Fundação Calouste Gulbenkian e na Faculdade de Belas-Artes).
80 anos depois do último congresso feminista em Portugal??? Ao que parece este último congresso feminista foi, na verdade, o II Congresso. É que o regime salazarento dificultou as coisas às feministas portuguesas que então tentavam acompanhar os passos das sufragistas Inglesas, argumentando que estes congressos para nada mais serviam do que para "bolchevizar as mulheres".
Fui com duas amigas (uma mais lésbica que feminista e a outra mais feminista do que lésbica) ao 1º debate da UMAR no mês passado. Lá estavam as oradoras no tanque do Chapitô, já muito loucas com as bebidas oferecidas pela anfitriã. Como chegámos tarde (o debate começou com cerca de 2 horas de atraso, e enquanto esperavamos decidimos ir fumar um caximbinho ao Caximbar) não conseguimos acompanhar o fio condutor das private jokes. Gostei de ouvir a Eduarda Dionísio, apesar de ter extraído pouco do seu discurso quase embriagado, talvez pela hora avançada. Falou-se muito de história, contaram-se algumas estórias, mas não houve debate propriamente dito. A conversa entre amigas ficou-se muito pela brincadeira (uma das artistas convidadas pareceu muito rude porque não parava de interromper as outras com piadas completamente descabidas, devia ser do vinho). Falaram de feminismo sempre na perspectiva da mulher heterossexual de meia-idade. À saída comentei com uma das minhas amigas que esperava um pouco mais daquilo e ela respondeu:
"É o que temos!" Ou seja, ou isto ou nada. Pois bem, o feminismo tem de ser reinventado!
Para muita pena minha deixei escapar a data do 2º debate, e este eu acho que prometia...
Sugiro uma visita ao site do Congresso Feminista 2008. Elas estão a promover um concurso de vídeos sob o tema "O que é o feminismo", o prazo de entrega é 31 de Maio e o vencedor irá participar num festival internacional de cinema.
Estão a precisar de voluntárias para ajudar na organização do Congresso feminista a realizar-se no final de Junho. Vamos lá, meninas! Girl power!

http://congressofeminista2008.org/

"Dizem que não são feministas? Então por que não vão para casa pedir as ordens do homem e recolher à sua insignificância? Sempre detestei mulheres que não gostam de outras mulheres, que não se sentem solidárias com as outras."

Elina Guimarães (1904-1987) activista feminista portuguesa

Condessa X

2 comentários:

Má ideia! disse...

a essa noite respondi assim:

http://paraisosandwich.blogspot.com/2008/03/artesas.html

lol, mais feminista que lesbica! Mas olha filha, que és bem bonitinha :P

Condessa X disse...

Por acaso não estou certa que sejas mais uma coisa do que outra. Eu sei é que a menina é má (eu gosto de abusar nos labels, realmente). Não se faz um desenho desses para a Isabel Ruth, então?