terça-feira, 31 de março de 2009

As raparigas fáceis de se levar para a cama são - nova enquete

Não acredito que as boas intenções de uma pessoa se meçam pelo tempo que demoram a se envolver fisicamente com alguém. Fosse essa matemática assim tão simples e a melhor pessoa seria sempre aquela com a qual nunca iriamos para a cama.
"Só fomos para a cama passados 4 meses de namoro" - ouvi esta frase e similares (variava o número de semanas ou meses) durante "kini-entrevistas" que fui fazendo a algumas amigas.
Perante alguma incredulidade da minha parte a maioria explicava-me que "quando se vai logo para a cama com uma pessoa o mais provável é aquilo acabar só em sexo", rasgando possibilidades da relação evoluir no sentido afectivo/amoroso.
A minha questão prendia-se com o facto de não conseguir conceber uma relação afectiva/amorosa sem sexo. Parto do princípio de que quando estamos encantad@s/apaixonad@s/flashad@s por alguém queremos estar próximas dessa pessoa tanto a nível emocional como físico. Proximidade essa que tem a sua expressão máxima na comunicação dos corpos (porque eles falam). Próximo, mais próximo, mais ainda, o abraço, a nudez, o toque intímo, o cheiro, mais próximo, uma próximidade tal até que os corpos se sintam de facto unidos, misturados, dentro um do outro porque quando estamos encantad@s/apaixonad@s/flashad@s por alguém queremos toda a proximidade possível. E quando estamos verdadeiramente encantad@s/apaixonad@s/flashad@s queremos repetir outra vez e outra vez...
Inversamente, a opinião dessas "kini-entrevistadas" prende-se com o facto de considerarem que o sexo imediato conduz à anulação do "amor" (entendido da forma que quiserem). Elas próprias assumem desligar-se facilmente de uma pessoa que lhes dê sexo de imediato e por isso temem dar sexo imediato a alguém com quem pretendam projectar algo mais do que proximidade sexual.
Pensei na enquete como qualquer coisa do tipo: "As pessoas desinteressam-se facilmente se formos logo para a cama com elas?" ou na visão oposta "Desinteressas-te facilmente por uma pessoa que vá logo para a cama contigo?". Inicialmente achei que seria interessante comparar a visão em ambas as peles de "sedutora" a "seduzida", depois senti saudades das votações de escolha múltipla e voilà. ;-)

A este propósito lembrei-me de Carmen (entre as Lwordianas mais cobiçadas), uma rapariga muito dada que teve sexo com Shane poucos minutos depois de se conhecerem. Enjoy ;-)



Ansiosa por ler as visitantes, o sexo alimenta um futuro relacionamento amoroso/afectivo ou destrói-o?

x-pressiongirl

P.S. - Os mais cordiais agradecimentos às amigas que gentilmente salvaram a minha falta de ideias nas opções para a votação. ;-)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Resultados enquete - Envolver-te-ías sexual/afectivamente com uma amiga?

As votantes concentraram-se nas respostas afirmativas, o que me faz crer que temos bastante diferentes concepções de amizade. Penso que, de facto, esta pode ser uma das vias para arrasar com uma verdadeira amizade.

Quantas boas amigas dariam simultaneamente boas namoradas?




x-pressiongirl

P.S. - Amigas amigas, camas à parte. ;-)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Playback

Para reanimar a secção das femmes fatales e das divas na música lembrei-me dos suecos The Knife.
Este vídeo deles



faz-me lembrar o vídeo dos portugueses The Gift.



Lembram-se do Wally? O desafio da semana é parecido. Onde estão as verdadeiras cantoras? ;-)

x-pressiongirl

sexta-feira, 20 de março de 2009

Debate no Porto sobre Identidade de género e cidadania - 3 anos depois, lembrando Gisberta

Aproveitando a descentralização anterior, divulgo uma iniciativa do GRIP (Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto), grupo integrado na Ilga-Portugal (se ainda não foram ao centro LGBT da Ilga desde a remodelação sugiro vivamente uma visita ao espaço).



O debate decorrerá amanhã, dia 21, às 15:30h na sala piano-bar do Clube Literário do Porto, rua Nova da Alfândega, n.º 22, Porto. A entrada é livre.
Desejo a tod@s um bom fim-de-semana sem chuva! ;-)

Condessa X

quinta-feira, 19 de março de 2009

Fantasias em palco - Amanhã, dia 20, em Faro

Foi adaptado para o teatro o livro de Isabel Freire "Fantasias Eróticas - Segredos das Mulheres Portuguesas".



A peça, que estreou em Lagos no dia 5 deste mês, chama-se "Filhas da Mãe - Fantasias Eróticas das Mulheres Portuguesas", e poderá ser vista amanhã, dia 20, no CAPA (Centro de Artes Performativas do Algarve), em Faro.

Vestindo a pele de seis (das 95) mulheres que participaram no questionário que deu origem ao livro, estará a actriz Célia Ramos.

O Centro de Artes Performativas do Algarve fica em Faro, na Rua Frei Lourenço de Sta Maria nº 4, 8000-352.
A entrada é gratuita e aberta a maiores de 16 anos. Informações e reservas através do número 289828784.

Condessa X

P.S. - Aguarda-se uma digressão da peça para breve. Fiquemos atentas. ;-)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Envolver-te-ías sexual ou afectivamente com uma amiga? - nova enquete

Há vários tipos de amigas e haverá nas nossas cabeças uma breve listagem das que consideramos amigas próximas e das amigas relativas. A pergunta é feita no contexto das amigas próximas, aquelas amigas com quem falam de tudo, a quem recorrem a pedir um ombro ou um simples conselho. Vocês sabem imensas coisas uma da outra, já choraram e já riram juntas, possivelmente têm amigos em comum e possivelmente conheceram as aventuras e desventuras uma da outra no campo amoroso. Supostamente sabes de quem ela gostou ou gosta e vice-versa. As nossas amigas podem ser giríssimas e atraentes sem que nos sintamos tentadas?
Qual é a probabilidade de vocês se envolverem emocionalmente? E de irem para a cama uma com a outra?
É óbvio que a nossa namorada tem de ser simultaneamente nossa amiga, mas é saudável quando o processo tem início numa amizade?


x-pressiongirl

terça-feira, 17 de março de 2009

Voltarias para um antigo amor/paixão? - resultados enquete

Não haja margem para dúvidas. A grande maioria das votantes acredita que seria possivel voltar para um grande amor. A pergunta que caberia dar continuidade à enquete seria se já o fizeram realmente ou se estão neste momento com um antigo amor/paixão.



Gostaria também de saber as razões das votantes do "não", já que o resultado me suscita a curiosidade de saber se já o terão feito e a coisa terá corrido mal, se as experiências anteriores foram assim tão más ou se não o fariam simplesmente porque estão actualmente envolvidas com uma pessoa nova.
Quem eu compreendo perfeitamente são as reticentes do "Não sei" ainda que eu não tenha votado nessa opção.
Com ou sem continuidade, creio que o mais importante é que a sua durabilidade seja boa. Seja por uma vida ou por um dia/noite. ;-)



x-pressiongirl

segunda-feira, 9 de março de 2009

Dia da Mulher

Talvez por ser Domingo, quer-me parecer que este ano não houve muitos jantares de dia da mulher que eu não sei se deva contar com o nosso porque ele foi só um mini-jantar. ;-)
E não digam que não faz sentido comemorar-se este dia.

1. Há ou não opressão de género, seja em Portugal seja noutro país?
2. Quantas mulheres assumem cargos de direcção no nosso país?
3. Alguma mulher presidente da república?
4. Quantas no parlamento? E quantas falam?
5. Para que serve a mutilação feminina senão para se retirar a hipótese da rapariga vir algum dia a sentir prazer sexual?
6. As tarefas domésticas são plenamente divididas entre os vosos pais?
7. Quantas mulheres conhecem que batam nos maridos? Quantas conhecem que sejam por eles batidas?
8. Quantas vezes ouviram piropos na rua sem se sentirem "agredidas"?

Soube recentemente que o dia 8 de Março parece não estar ligado a nenhuma greve que tivesse dado origem ao incêndio numa fábrica ou que tivesse vitimado muitas das mulheres que lá trabalhavam. Luisa Boleo explica o porquê da data.

Tive, infelizmente, conhecimento tardio do evento promovido pela UMAR (aproveito para informar que a UMAR está a promover interessantes debates ao longo deste mês, é so clicar no link) e fui com algumas poucas amigas visitar a nossa querida Geraldine que tinha bolos e chás deliciosos.

Uma pequena dedicatória a Geraldine, que tão bem soube acolher as poucas tertuliantes. @-}-}--



Para os rapazes que chegam ao sembikini, vejam o vídeo e tentem "andar nos nossos sapatos". ;-)

A sério que da próxima tentarei estar mais atenta a eventos dos quais não queira desmobilizar e sim, estão convidadas para o próximo chá das 5. ;-)

Condessa X

quarta-feira, 4 de março de 2009

Concurso de Contos 2009 promovido pelo blog Tangas Lésbicas

Estão a decorrer as inscrições para a inclusão de contos na II Colectânea de Contos Lésbicos. Iniciativa de Tangas, esta compilação surge na sequência da I Colectânea, publicada no ano passado. Para encomendá-lo ou obter mais informações sobre este livro é aqui.
Canetas na mão que o prazo para entrega termina dia 30 de Abril.
Mais informações sobre os moldes em que decorre o concurso, aqui ou através do e-mail tangaslesbicas@gmail.com .

Condessa X

Contem-me histórias daquilo que eu não vi.

domingo, 1 de março de 2009

De volta ao armário - revista Com'out desaparece do mercado

É com tristeza que confirmo a notícia do fim da revista Com'Out.
Desconheço os reais motivos do seu desaparecimento por isso deixar-me-ei de especulações. Sabemos apenas que apesar da sua curta existência esta revista foi para muit@s uma referência.



Semelhante desfecho parece ter tido a espanhola VanityGay, revista espanhola que acabou por se manter apenas na versão online (o número de visitantes era bem superior ao das vendas). Com a diferença de que a VanityGay não é propriedade de uma editora.
Para os que gostam de comprar revistas de temática LGBT, podem encontrar em algumas papelarias a Advocate, a Zero (espanhola) ou a Têtu (francesa).
Revistas dirigidas a raparigas, temos a g3 (que não sei se é comercializada cá) e a Diva (com cerca de 14 anos).
Revistas LGBT portuguesas temos ainda a pequena secção LGBT da Time Out e a Korpus, esta sim, a primeira revista gay portuguesa com periodicidade trimestral (umas vezes mais trimestral do que outras) e que traz sempre como suplemento o Guia Gay de Portugal (com mapas de cidades e localização de espaços de interesse LGBT e simpatizantes).



Aos que acusam a Korpus de ser uma revista pornográfica, sugiro que não olhem apenas para a capa (as revistas são feitas para serem vendidas) e que vejam se há ou não artigos, pesquisas e entrevistas interessantes também. Neste link podem ler sobre os objectivos da Korpus e pesquisar sobre os pontos de venda da revista. Aproveito para informar que a Korpus é uma revista feita a pouquíssimas mãos e que já tem cerca de 12 anos. Se têm ideias e gostariam de escrever numa revista LGBT sugiro que façam uma como as que mencionei e que apostem, simultaneamente, na leitura online ou que colaborem com as revistas existentes, como a Korpus. Ficar a chorar é que não.

x-pressiongirl

P.S. - Se tiverem conhecimento de outras revistas que considerem recomendáveis, tenham a gentileza de partilhar a informação. ;-)

P.S. 2 - Respondendo ao apelo, LR teve a gentileza de informar sobre a existência da Msmagazine, da Bust e da Herizons.
Helena menciona a The Curve e a Muse.