quinta-feira, 20 de maio de 2021

Desaparecimento da rede Leswork deixa vácuo na cena lésbica em Portugal

Há vários vácuos na cena lésbica portuguesa que podemos mencionar apesar de gostarmos ou não: o desaparecimento do Memorial (bar lésbico que funcionou durante pelo menos duas décadas), as festas da Lesboa, que tinham como enfoque o público lésbico mas recebiam bem toda a gente e que duraram uns 8 anos senão mais, o Lesboat (festa da Lesboa num barco que navegava o Tejo), o desaparecimento de bares e discoteas como o Salto Alto, Maria Lisboa ou Ponto G. Há ainda a mencionar o apagamento de espaços outrora tidos como lésbicos como o Primas ou o Purex, que entretanto estão meio descaracterizados com tanto turista e hoje se apresentam apenas como friendly nos guias gays

É neste vácuo de espaços físicos que se encontra a rede Leswork que, sendo uma rede social na internet dinamizou e ocupou espaços nunca dantes reivindicados, como a pequena vila de Góis, palco dos seus acampamentos. 



O enfoque da rede Leswork era ser uma rede social fora da rede e fora da caixa, por isso os eventos diversificados e pioneiros em várias zonas do país. O primeiro speed dating lésbico ocorreu pelas mãos do Leswork no Algarve, em Lagoa durante o Allove Festival (festival que ocorreu apenas uma vez) que foi o tubo de ensaio para os replicados speed datings do Leswork no Arraial Pride de Lisboa.


Passaram-se 11 anos desde a criação da rede e uns 6 ou 7 desde o desaparecimento da rede que tantas amizades ajudou a criar e tantos casais fez e desfez. A rede funcionava por carolice e à data do seu desaparecimento eram mais de 1000 membros inscritas. Havia um controle rígido nas entradas para nos assegurarmos de estarmos apenas entre raparigas e hoje esse controle seria absolutamente impossível de ser feito porque hoje somos acusadas de sermos TERF (procurem o significado como eu fiz) se insistirmos na ideia de não deixar entrar todas, todos e todxs numa rede que era feita com a nossa carolice e com o meu tempo e dinheiro inicialmente. Era um clube de amigas que nos sairia muito caro hoje se o quiséssemos manter nos moldes em que funcionava. E isso é pena porque o Leswork era muito mais do que uma rede de engate, era uma rede que acolhia muitas raparigas que hoje estão orfãs de eventos exclusivos para elas, lésbicas, e somente a elas direccionados. 


É em resposta a essas órfãs de Leswork e de outros espaços físicos e virtuais (e não, associações LGBT+ não são a mesma coisa de todo) que vai haver um Leswork Revival. Surgiu da combinação de palavras LESbian netWORK e foi a primeira rede social portuguesa exclusivamente dedicada ao público lésbico.
Vai haver um Leswork Revival este sábado dia 22 às 15h00 no zoom, vamos mostrar o que foi a rede e a importância que ela teve para a comunidade lésbica e fazer um jogo tipo "quem quer ser milionária" no final. Estão todas convidadas.


Tópico: Leswork Revival I
Hora: 22 mai. 2021 às 15h00
Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/81004666538...
ID da reunião: 810 0466 6538
Senha de acesso: 820573
Deixo de presente o vídeo da nossa primeira festa aberta à participação de todos e uma breve explicação do que era a rede https://www.youtube.com/watch?v=DFvJU1Bnkpo


Sem comentários: